sexta-feira, 6 de julho de 2012

Produtos típicos de Mafra

      A doçaria tradicional constitui um dos seus mais proeminentes atractivos gastronómicos. Muitos conventos portugueses, nomeadamente os femininos, tiveram as suas especialidades doceiras. O de Santo António, junto à vila de Mafra, parece ter sido dos raros mosteiros masculinos a seguir-lhes o exemplo, contando com uma cozinha expressamente destinada à sua confecção, denominada Pastelaria. A existência de tal dependência constitui caso raro, senão mesmo excepção, nas casas religiosas nacionais.
      O Fradinho é um pastel de amêndoa e feijão com receita conventual, característico da região de Mafra. Especialidade da Pastelaria Fradinho de Mafra é vendida à unidade ou em caixinhas de oferta de 6 ou 12 unidades.

         Pão de Mafra
     O fabrico do pão de Mafra, inicialmente conhecido pela designação mais vasta de pão saloio, permaneceu uma actividade essencialmente doméstica e artesanal que, durante séculos, marcou os ritmos de um ciclo agrícola mais complexo e demorado. Na actualidade, a sua produção representa uma das mais importantes actividades industriais do município.
      O famoso Pão de Mafra é um pão com uma elevada percentagem de água, composto por farinha de trigo tipo 80, água, farinha de centeio tipo 70, levedura e sal. Este pão caracteriza-se por ser mais adocicado devido a ter menos tempo de fermentação. É mais húmido e tem uns alvéolos maiores do que o pão tradicional.

Sem comentários: