terça-feira, 19 de junho de 2012

Bebidas tradicionais de Óbidos

A ginjinha, bebida tradicional do nosso país, mais precisamente da região de Óbidos, é oriunda da Ásia Menor e acredita-se que tenha aparecido por volta do século XVI - XVII em Portugal. Cresceu particularmente nesta zona por causa do clima temperado e húmido, propício ao desenvolvimento do fruto.  
Esta bebida começou por ser consumida pela classe burguesa, pois era um licor dispendioso, mas depressa se espalhou por todo o país. Existem relatos que referem que já em 1755 havia vários estabelecimentos em Lisboa que vendiam ginjas mergulhadas em aguardente.
Diz a história que foram os frades de Óbidos que    começaram por fazer esta bebida no convento, em que um frade tirou partido das grandes quantidades de fruto existentes na região, executando o refinamento do licor. A fórmula foi gradualmente difundida, passando o licor a ser confeccionado a nível familiar pelos obidenses, orgulhosos de presentear os convidados com a melhor das ginjas. Uma bebida mais ou menos alcoólica, agridoce que é um ex-libris da vila.  

Sem comentários: