quarta-feira, 20 de junho de 2012

O pelourinho de Óbidos

O pelourinho de Óbidos

O Pelourinho de Óbidos é o “padrão” que simboliza os poderes e autonomia do município. Este marco define o “centro” simbólico do poder e foi erigido na sequência da outorga do Foral, datado de 20 de Agosto de 1513, documento legislativo que estabelecia as regras de funcionamento da autarquia em face da Coroa e dos membros da comunidade civil.
O pelourinho de Óbidos, outrora em frente dos Paços do Concelho Manuelinos, foi deslocado para a Rua Direita e centrado com o chafariz da Praça de Santa Maria, aquando das profundas transformações urbanísticas mandadas executar pela rainha D. Catarina de Áustria, mulher do rei D. João III. 

1 comentário:

Unknown disse...

Pessoalmente, interessa-me a visita a Óbidos porque não conheço o local e, pelo pouco que pesquisei, tem uma excelente gastronomia, boa bebida e parece ser uma cidade bonita e rica em história, apelativa e interessante.
E, por fim, é relativamente perto de Lisboa - de carro, faz-se uma viagem de aproximadamente 50 minutos, enquanto de autocarro será mais ou menos duas horas; já de comboio demora entre uma hora a hora e meia.